3 de ago. de 2010

Cerro Azul no período do Estado Novo de Getúlio Vargas

No período de governo de Getúlio Vargas conhecido como Estado Novo a administração do Paraná coube ao interventor MANOEL RIBAS (conhecido pela alcunha de “Maneco Facão” pelos seus trejeitos), homem sério e de pulso que muito prestigiou o Paraná com inúmeras obras (mais importante certamente, as obras do Porto de Paranaguá). “Viva o povo parnanguara! Viva o Interventor Manoel Ribas! Viva o Paraná!” (Diário do Comércio, Paranaguá, 22.02.33).
        Seu governo também executou obras em Cerro Azul. Isto porque o drama herdado do Império persistia: o município permanecia muito isolado e de difícil acesso à capital para o escoamento das produções: o único caminho era através da estrada carroçável até a ponte de ferro, do Rio Piedade. Atravessando-a, pegava-se à esquerda, em direção a ITUPAVA, PELADO, CAETÉ, VOTUVERAVA, COSMOS, TOQUINHAS e finalmente RIO BRANCO DO SUL, centro de abastecimento e troca de mercadorias, alcançando Curitiba. Viagem que requeria Um trecho muitos dias e pousadas.
        Lembranças de “Seu Tonico”, Antonio de Paula Pereira Neto: “Foi numa terça-feira que Manoel Ribas apareceu sem qualquer aviso em Cerro Azul (às 08 horas da manhã) e encontrou o povo dormindo, enquanto alguns anunciavam na cidade em voz alta ACORDEM CERROAZULENSES! ACORDEM! O interventor Manoel Ribas está aqui”. Improvisou-se uma recepção. Penalizado com a falta de acesso ao município, o interventor prometeu aos moradores a abertura da estrada de Cerro Azul a Tunas (Tunas do Paraná), um trecho de 30 km, fazendo ligação com a BR conhecida por Estrada da Ribeira e abrindo nova oportunidade de tráfego para São Paulo e Curitiba. Recorda ainda “Seu Tonico”: “logo na terça-feira seguinte de sua visita se encontrava em trechos da estrada gaiotas (carrocinhas) e trabalhadores com picaretas e pás abrindo a estrada, contratados pelo então interventor”. Também foi projeto de Manoel Ribas a construção da Escola Florentina de Araújo (pedido feito na ocasião de sua visita pelos alunos da 1ª e 4ª séries do primário, quando a escola ainda funcionava no prédio do Fórum e atendido com urgência por Ribas).
Fonte: Estudo "ACORDEM CERROAZULENSES" - Dr. Ruy Vilella Guiguer


Nenhum comentário: