21 de fev. de 2012

Prof. Geraldo Almeida fala aos pais de Cerro Azul



No dia 10 de fevereiro Cerro Azul deu mais um passo rumo à educação pública de qualidade. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e num esforço conjunto da Secretaria e dos Colégios Estaduais Princesa Isabel e Augusto Antonio da Paixão, aconteceu uma palestra do Professor Geraldo Almeida, dirigida aos pais de Cerro Azul. 
            O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “O Laranjinha” e contou com a presença de mais de quinhentos pais que têm filhos que estudam nas escolas da Rede Municipal e nos Colégios Estaduais Princesa Isabel e Augusto Antonio da Paixão e  faz parte do processo de construção do Plano Municipal de Educação. Segundo a Prof. Nilcéli Cristina de Paula Fernandes, Secretária Municipal de Educação, a participação dos pais na educação de seus filhos é imprescindível para que se concretize o processo de aprendizagem. Daí a preocupação em proporcionar esse momento de interação e discussão do papel da família com um grande profissional da educação como o Professor Geraldo Almeida. Dentre outras atribuições, o Professor Geraldo é Presidente do Conselho Editorial da PRÓ-INFANTI EDITORA e professor da UFPR: Universidade Federal do Paraná, além de atuar como consultor de redes de ensino como PITÁGORAS e POSITIVO e tem reconhecimento profissional publicado pela Folha de São Paulo, e pela Gazeta do Povo, sendo palestrante em todo o Brasil e consultor em educação em 58 municípios do Paraná, São Paulo e Mato Grosso. 

Rede Municipal de Educação inicia o ano letivo de 2012

        Como parte das atividades do início do ano letivo da Rede Municipal de Educação, aconteceu um encontro dos professores da rede, da Secretária Municipal de Educação, Prof. Nilcéli Cristina de Paula Fernandes e sua equipe, bem como de diversos segmentos da comunidade de Cerro Azul. O encontro se realizou no dia 02 de fevereiro, no período da manhã, na Escola Municipal Florentina de Araújo.  
         Em sua fala, a Secretária Nilcéli cumprimentou a todos pelo início de mais um ano de trabalho e confirmou a boa notícia dos aumentos de salário concedidos a todos os funcionários que compõem o quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Cerro Azul (inclusive os profissionais de educação). Ressaltou que o aumento reforça o compromisso assumido por todos em lutar pela educação pública de qualidade em nossa cidade. A professora Nilcéli informou também a todos sobre as práticas escolares a serem adotadas para este ano letivo e em seguida passou a palavra a Prof. Vania de Moura Machado, diretora da Casa da Cultura, que falou aos presentes da importância fundamental que a leitura tem para o processo de aprendizagem. Salientou o papel da Biblioteca Pública de Cerro Azul – BIBLIOTECA DR. NIVALDO ENIO DE MOURA E COSTA – Biblioteca Cidadã – como espaço cultural comprometido com o incentivo às boas práticas de leitura. A diretora Vania informou também que, através de um convênio com a “Fundação Biblioteca Nacional”, a Biblioteca recebeu recursos da ordem de R$ 11.452,00, a fim de serem utilizados na aquisição de livros que irão enriquecer o acervo de quase 6 mil volumes que a Biblioteca já possui e solicitou a todos sugestões a respeito dos títulos a serem adquiridos.
        No período da tarde, os professores das escolas do campo realizaram atividades no Centro Comunitário Bernardo von Berneck - pólo da UAB – Universidade Aberta do Brasil. Já os professores das escolas do centro realizaram atividades em suas escolas, nesse dia e ao longo da semana.

13 de fev. de 2012

Do Sérgio Henrique

Uma das maiores vantagens dos blogs é essa possibilidade de interação com nossos amigos virtuais. Assim, registro aqui o e-mail do Sérgio Henrique de Oliveira:

"Olá Professora Vania!


Foi gratificante encontrar este blog. Passei minha infância na extinta mina Rocha. O rio Ribeirão do Rocha é o limite dos municípios Adrianópolis/Cerro Azul, então sou desta terra, caminhei por estas serra e vales, nadei no Ribeira, chupei as ponkãs de Cerro Azul, comi cascudos, etc... Tenho saudades desta terra, desta região. Tenho amigos da família do Adjair Bestel (ex-prefeito), na região do Mato Preto, da família do saudoso Antonio Silva. Trabalhei na CBA (saudades da Dona Cida, mãe do Alexandre) e tive namoradas por aí... Enfim, saudades de um tempo que só nos resta ler no seu blog aquilo que nos faz reviver o passado adormecido.

Abraço
Sérgio Henrique"