29 de mar. de 2012

A pequena Ondina

Em 2007, entrou em contato comigo o senhor Samuel Moraes Kerr, buscando informações a respeito de uma pessoa. Infelizmente, a tecnologia que muitas vezes é nossa aliada, pode ser  a nossa perdição! Numa dessas panes de computador, perdi as informações enviadas por ele e fiquei apenas com a foto. Parece-me que essa menininha  era uma parenta de sua esposa que teria morado em Cerro Azul, pelo que me lembro. Agora, estou tentando retomar o contato com ele, para podermos ajudá-lo e também acrescentarmos mais uma pecinha nesse mosaico que é a nossa história. Se alguém, de alguma forma puder ajudar, agradeço!

Em tempo, o  senhor Samuel entrou em contato comigo e agora repasso suas informações:

"Essa foto da minha mãe Ondina Vieira de Moraes (Ondina de Moraes Kerr) foi feita em Cerro Azul, em torno de 1912. Sabemos que foi em Cerro Azul pela anotação dela, no álbum, ao lado da foto, mas não sabemos mais nada. Sua mãe, minha avó Judith Dias Agibert, havia falecido em fevereiro daquele ano de 1912, em Ribeira (SP) e ela foi mandada para Cerro Azul para ficar aos cuidados da minha tia avó Izaltina Vieira de Moraes que estava morando em Cerro Azul, onde era professora primária (não sei o nome da escola. Infelizmente o cartão/foto está muito bem colado no álbum o que impede sabermos se há indicação do fotógrafo no verso. Quem sabe a foto possa ser de interesse para Casa de Cultura. Será que seria possível saber quem seria o fotógrafo? Vania, eu fico sem fôlego, tantas são as perguntas e tamanha é a névoa nessas trilhas do passado. Parabéns pelo blog! Já está entre os favoritos no meu computador. E mais uma vez, muito obrigado pela publicação da foto da "pequena Ondina".

Samuel, nós é que lhe agradecemos pelas palavras de apoio! Ficaremos aqui, "na torcida", procurando ajudar a dissipar a "névoa dessas trilhas do passado", como você bem o disse.

Um abraço!

Novas informações da "Pequena Ondina", que vão aclareando nosso panorama:

A pequena Ondina é sobrinha neta de Francisca Agibert, 2ª filha de Thiago Agibert e Maria do Carmo (ou Maria do Espírito Santo Macedo), nascida em 10 de agosto de 1860 em Cerro Azul (ainda não confirmado). Casou-se com Antonio Ciola (*28/07/1856 – +16/04/1927) e tiveram 8 filhos:


-João Batista Ciola: se casou com Carlota Bassetti Ciola. Tiveram os filhos Alda e Iracema.
-José Maria Ciola
-Cecília Ciola Osten: Nascida no dia 17 de janeiro de 1895, em Cerro Azul. Casou-se com Alberto Von der Osten, filho de Wielland von der Osten, dono da Casa Amarela)
-Antonio Ciola Filho
-Joanna Ciola
-Anna Maria Ciola: Que recebe o nome de casada de Anna Maria Ciola Carvalho
-Adelaide Ciola Bassetti: Que se casou com Manoel Bassetti, nascido em 4 de março de 1872
-Iracema Ciola


E mais informações nos chegam que parecem dar novos rumos ao caso:
Segundo Irapuan Caesar da Costa Junior (neto de Silvio Ciola):
João Batista Ciola, casado com Carlota Basseti Ciola, teve três filhos, Silvio Ciola (seu avô), Carlito e Alda Ciola, esta falecida há pouco tempo. 


Nenhum comentário: