22 de mai. de 2012

Cerro Azul participa da Conferência Macrorregional de Cultura

No dia 19 de maio, no Teatro da Praça, em Araucária, na Conferência Macrorregional de Cultura – macrorregião de Curitiba, estive presente representando a Cultura de Cerro Azul, juntamente com Dr. Ruy Vilella Guiguer, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cerro Azul e eleito como delegado representante do município para esse evento. Após a fala de Mauricio Stunitz Cruz , Coordenador de Incentivo Cultural  da SEEC, os candidatos apresentaram as suas propostas e em seguida procedeu-se a votação, sendo eleito conselheiro da macrorregião de Curitiba (da qual Cerro Azul faz parte), Otávio Zuncon, da cidade de Campo  Largo.

A escolha dos conselheiros membros da sociedade civil para o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) está se realizando em duas fases. A primeira iniciou-se com a  realização de oito conferências para escolha dos membros das macrorregiões do Paraná. (a macrorregião a qual nossa cidade pertence é a de Curitiba). Após as conferências macrorregionais ocorrerá a conferência setorial para eleição dos dez representantes das áreas artístico-culturais. São 18 vagas para o Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) onde os conselheiros atuarão como representantes da sociedade civil, participando da formulação de políticas públicas de cultura no Paraná. Criado pela Lei 17063/12, o CONSEC é composto por mais 18 membros, numa estrutura paritária, com membros representantes do poder público, da sociedade civil, gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná. 

Dentre as atribuições do CONSEC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações. 


Nenhum comentário: