3 de jul. de 2012

Paraná, uma receita de muitos ingredientes


       Gente, olhem que primor esse texto do aluno José Ricardo D. Rodrigues, do 9º A do Colégio Estadual Princesa Isabel, dentro de uma atividade de produção de texto de uma aula minha a partir do vídeo "As muitas faces de um só Paraná", do conteúdo "Imigração do Paraná". Digno de registro! Parabéns José Ricardo!

"O filme 'As muitas faces de um só Paraná' retrata os descendentes de imigrantes que vieram de outros países para o Brasil e consequentemente para o Paraná.
       O Paraná é como se  fosse um resumo do Brasil, pois o Brasil é uma mistura de etnias. Por isso o Paraná é uma mistura mais ainda do que o Brasil, pois tem pessoas de todo o país também, que aqui preservam suas culturas para que não sejam esquecidas e sejam aqui recebidas para que nós possamos aprender. O filme fala também que os imigrantes trouxeram seus produtos para comercializar aqui. No filme aparecem descendentes de alemães, franceses, italianos, árabes e muitos outros. O Paraná é um estado muito diverso, com culturas e produtos que por ele passam. Não é só um pedaço do Brasil, mas um pedaço, uma abreviatura do mundo. Com tantas línguas, religiões, comidas e tradições,  é como se o Paraná fosse um mundo comprimido em outro. Com relação ao meu título eu quis dizer que o Paraná é como se fosse uma receita de alguma coisa (como um bolo ou uma sopa) e os ingredientes são as descendências de imigrantes que vieram para completar essa receita muito boa. 
        Por isso que é tão bom ter sido nascido e criado em um estado tão diversificado, onde nós temos pessoas do mundo inteiro, de lugares tão distantes, mas que estão tão perto. Você acha que nunca vai conhecer um russo, alemão, árabe ou um japonês, mas morando no Paraná eles podem estar ao seu lado ou à sua frente, e muitos outros podem estar por perto. Você pode não identificá-los mas eles estão lá. Se você quer viajar pelo mundo, não precisa gastar muito dinheiro: é só você viajar ao Paraná!
    

Nenhum comentário: