13 de mar. de 2009

SOBRE GUILHERME STRAUBE

Pesquisando sobre o Capitão Guilherme Straube na net, olhem a pérola que encontrei e reproduzo aqui com a grafia da época:
- Pag. 105 –

Decreto n. 154 – de 17 de abril de 1905

O Presidente do Estado do Paraná, usando da autorisação que lhe confere o art. 1º da lei n. 589, de 20 de Março ultimo, resolve nomear para exercerem os cargos de prefeitos dos municípios abaixo mencionados os seguintes cidadãos:

(...)

Municipio do Serro Azul-Guilherme Straube

(...)

Palacio da Presidência do Estado do Paraná, em 17 de abril de 1905

VICENTE MACHADO DA SILVA LIMA
BENTO JOSÉ LAMENHA LINS


Fonte: Leis, decretos e regulamentos do Estado do Paraná, 1905 (1911)

Disponível em: http://www.archive.org/
Os cemitérios são uma fonte maravilhosa de pesquisa histórica! Confira: Túmulo onde Guilherme Straube está enterrado, no Cemitério Municipal de Cerro Azul.




Esta é a foto de uma das maiores figuras políticas de Cerro Azul: foi o vereador mais votado da última Câmara Municipal de Cerro Azul do Paraná Província, doou o terreno para a construção do hospital, que hoje é o prédio da Prefeitura e foi também Prefeito: GUILHERME STRAUBE! Existe uma lenda sobre ele relacionada a um baú de ouro (vou contar depois). Sou sua fã e pesquisei sobre sua vida para minha pesquisa do PDE: A Revolução Federalista em Cerro Azul - em documentos que li para o estudo ele é citado como maragato). Um pouco da sua história: Era filho do imigrante alemão Franz Gustav e Ernesthine Straube. Nasceu em 1844 e casou-se com Luiza Henes. Era comerciante. Morreu no 2º Quarteirão, com 81 em 05/12/1925 às 05h00min, do coração, sem assistência médica. Seu óbito foi lavrado em 03/06/1926, comparecendo Luiz Antonio de Araújo. Deixou bens e testamento, lavrado por Augusto da Rocha. Foi sepultado no cemitério da cidade. Deixou os filhos:

-Júlio

-Josephina

-Alfredo
-Gustavo
-Carlos
-Carlota

-Francisco
-Luiza
-Anna

-Jacintho

-Emílio

13 comentários:

Unknown disse...

Oi prof querida,nossa adorei seu blog,li as histórias,mais a que me deixou mais fascinada e também com medo foi a da Tia Olivia.....Adorei mesmo,parabens pela sua criatividade e também por ter o prazer de nos contar coisas de nossa terra querida.
Beijos.até mais

Prof. Vania disse...

Valeu, Angélica!!!! Logo a gente vai estar colocando informações no nosso blog do Kolejão! Aguarde!!!! Um abraço!!!!

marianicebarth disse...

Olá, Vania.
Estive um tanto ausente do meu blog por falta de empregada e depois, por ter de ensinar tudo para a que entrou...
Prefiro mil vezes o meu amor-computador do que os trabalhos sem fim da casa, mas às vezes temos de entrar de cabeça, não é mesmo?
Só hoje vi que você é seguidora do meu blog, que honra!
Espero estar mais presente e poder também ler o seu com frequência para aprender tudo que puder sobre a terra do Guilherme Straube, meu bisavô.
Obrigada pelas fotos.
Estou ansiosa para conhecer a cidade.
Abraço grande,
Nice.

Caami' disse...

Nossa adorei essa história,sou straube tbm, e adoro saber sobre as histórias de meus ansestrais....continue assim, eu sempre vou a cero azul, visitar meus parentes que são strabe tbm....continue assim...bjÔ,camila

02/01/2010

Antonio Carlos disse...

Sou neto de Frederico Straube, filho de Guilherme Straube, nascido em o7 de janeiro de 1893 e verifico que o nome de meu avö nao consta da lista de descendentes.
Frederico Straube era casado com Ida Parodi (irma de Alfredo Parodi, fundador do Colegio Iguassu) e fixou-se, definitivamente em Mogi das Cruzes-SP em 1916 onde chegou a ser Prefeito Municipal durante o ano de 1942. Coincidentemente tambem fui prefeito de Mogi no periodo compreendido entre 1983-1988.
Frederico Straube teve 4 filhos, Nelson Straube, nascido em Curitiba em 1913, Nadir Straube (minha mae) nascida em Mogi das Cruzes em 1918, Newton Straube, tambem em Mogi, nascido em 1928 e Nyube Straube, idem, nascida em 1930. Presentemente apenas Nyube esta viva.

Unknown disse...

acho que sou bisneto de Guilherme jacintho straub,e neto de alcides straube.

Djulio Cesary disse...

Meu tataravó, fico imensamente feliz de saber que foi uma figura de significância. Ótimo texto, parabéns.

Djulio Cesary disse...

Meu tataravó, fico imensamente feliz de saber que foi uma figura de significância. Ótimo texto, parabéns.

Unknown disse...

Despulpas pelo meu erro aki e o cleverson straub o Manoel straub era filho do Carlos straub e era filho do capitão Guilherme straub vlw

Eliz Straub disse...

SOu Bisneta do Julio Straub,que e neto do Capitão guilherme straub..e fico imensamente feliz em saber que faço parte dessa familia maravilhosa <3

Eliz Straub disse...

sempre escutei historias da minha familia straub...sou tatara neta de guilherme straub,que honra <3

Unknown disse...

Sou neta de Maria da Luz Straub que era filha Luis Gustavo Straub e meu tataravô Guilherme Straube, que é filho de Franz...minha vó nasceu Cerro Azul, casou cedo com 13 anos e viveu Bocaiúva e Tunas, até alguns filhos virem pra Curitiba, onde maioria reside hj.
Parabéns pelo história nossa família 👏👏

Unknown disse...

Sou neta de Maria da Luz Straub que era filha Luis Gustavo Straub e meu tataravô Guilherme Straube, que é filho de Franz...minha vó nasceu Cerro Azul, casou cedo com 13 anos e viveu Bocaiúva e Tunas, até alguns filhos virem pra Curitiba, onde maioria reside hj.
Parabéns pelo história nossa família 👏👏