26 de jan. de 2011

O PRIMEIRO BICHELS EM CERRO AZUL

Os 12  filhos de Theodor Adolf  Bichels, já adultos

Entre os pioneiros da Colônia Assunguy figura o nome de Theodor Adolf Bichels, Adolf Bichels, como ficou conhecido (já que o nome Theodor, com a pronúncia na primeira sílaba – Theo – não deveria ser facilmente assimilada pela língua portuguesa). Ele imigrou da Alemanha em 1857, tendo chegado ao Brasil em Itajaí em 26 de agosto de 1857 após 14 semanas de viagem em um veleiro vindo de Hamburgo – Alemanha. Juntamente com ele vieram seus pais e seis irmãos e, inicialmente, radicou-se em Blumenau – Santa Catarina. A criação da colônia Assunguy na, então, Província do Paraná levou-o a radicar-se na região. Seu nome consta em primeiro lugar no livro de registro da Colônia (o nome de família BICHELS remonta o século XVI e significa “os homens das colinas”. Existe, atualmente, no estado alemão de Schleswig-Holstein um distrito com este nome).

Na Colônia Assunguy Adolf Bichels teve designado um lote de terras, conforme se lê no documento de Designação de lote de terras, escrito em português e em alemão (Land Anweisungs – Schein – em alemão gótico):

“Ao senhor Adolf Bichels fica pelo presente designado o lote de terras mencionado na planta da Colônia, districto de Medição do Assungui Território II Quarto N-E da Secção No 78 e tendo a área de 62500 braças quadradas, pouco mais ou menos, afim de adquiril-o como propriedade sua, sob a condição de cultura e morada habitual e effectiva, e sujeito ás mais obrigações inherentes á compra do mesmo lote [...] (transcrição literal do documento)

Seguem-se dez condições a serem obedecidas pelo colono que recebia as terras mediante hipoteca e que deveria pagá-las ao preço de “tres rs. por braça quadrada” (rs. - reis, a unidade monetária da época). Em 05 de setembro de 1879, tendo cumprido todas as suas obrigações e pago totalmente pelas terras, recebe o colono Adolf Bichels o título definitivo das mesmas.

Casado com Elizabeth Ernestina Straube, em 20 de novembro de 1869, teve doze filhos. A todos possibilitou uma educação completa, enviando-os a Curitiba e São Paulo para cursarem boas escolas. Radicou-se firmemente na colônia, hoje Cerro Azul e, com seu trabalho, juntamente com seus filhos e filhas ao longo de anos e anos, adquiriu muitas outras terras, muitas das quais seus bisnetos e tataranetos continuam ainda como proprietários. Em 18 de maio de 1913, com setenta anos, veio a falecer.

FONTE: Sr. Arlei Bichels e Arquivo da Casa da Cultura de Cerro Azul

Um comentário:

Mary disse...

Eu tenho todas essas fotos originais, que saudades! E obrigada por me dar essa emoção, pois procurei na net motivada pela saudades!