28 de jul. de 2011

Vista de Cerro Azul - Hoje

Muito interessante essa imagem pesquisada pelo Lineker Felipe Barbato de Freitas, aluno do 3ºB 2011 do Colégio Estadual Princesa Isabel, para um trabalho de pesquisa sobre a história da nossa Praça Monsenhor Celso.
Imagem por Satélite
1 - Praça Monsenhor Celso2 - Centro Comercial Bassetti
3 – Igreja Matriz
4 – Câmera Mun.
5 – Esc. Mun. Florentina de Araujo
6 – Col. Est. Princesa Isabel
7 – Ginásio de Esporte O Laranjinha
8 – Casa da Cultura
9 – Delegacia Mun.
10 – Prefeitura Mun.
11 – Secretaria de Educação

Parabéns, Lineker!

11 de jul. de 2011

8ª Caminhada Internacional na Natureza de Cerro Azul

Vamos prestigiar esse importante evento organizado por Alexandre Dantas Brighetti, do Departamento Municipal de Turismo:

Você é nosso convidado para participar da 8º Caminhada Internacional na Natureza de Cerro Azul “Caminhada Nascente da Serra”.

No dia 31 de julho de 2011 em Cerro Azul, estará sendo realizada a 8º Caminhada Internacional na Natureza - “Caminhada do Bom Sucesso”, cuja atividade é realizada em todo país por intermédio da ONG Anda Brasil, com a finalidade de divulgar os atrativos turísticos, gerar renda, valorizar o homem do campo e ainda proporcionar uma atividade saudável aos participantes e a oportunidade aumentar o seu círculo de amizades. Neste dia será realizada a caminhada com um percurso de 10km, passando por lindas paisagens do Vale do Ribeira, por plantações de tangerinas, teremos pontos de comercialização de produtos da terra, passaremos sobre uma ponte pênsil sobre o Rio Bom Sucesso e terminaremos na Capela de Nossa Senhora do Carmo, ao lado do Rio Ribeira onde é realizado o Rafting. O evento tem início as 08h na Rua da Cidadania, com a saída dos ônibus as 09h, os quais levarão os participantes até o ponto de partida no alto da serra e os mesmos estarão aguardando o caminhante no final do percurso para levá-los a Rua da Cidadania novamente.


O trajeto pode ser realizado por todas as idades, pois a maior parte do percurso são decidas, teremos somente 2 subidas mais fortes. Neste dia teremos 3 restaurantes de Buffet livre atendendo com um valor médio de R$12,00 por pessoa.

O Evento é gratuito e promovido pela Prefeitura Municipal de Cerro Azul, organizado pelo Departamento Municipal de Turismo e com o apoio da SEAB, SETU, Anda Brasil, Secretaria de Educação, Casa da Cultura, Secretaria de Agricultura, IAPAR, Conselho de Turismo, Sindicato Rural e Rádio Nova Cerro Azul.

Venha a Cerro Azul neste dia, para passar um final de semana com muito lazer, aventura e contato com a natureza.

Informaçoes: cerrotur@ibest.com.br ou pelo telefone: (41)3662-1722.

Divulguem para seus amigos, colegas de trabalho e familiares.











Encontramos mais um "BICHELS"!

É com  muita satisfação que transcrevo aqui o conteúdo do e-mail recebido do amigo virtual Alexandre Bichels, que nos brinda com mais informações sobre os Bichels:

"Professora Vania

Não sabe a satisfação que tive em receber seu e-mail. Gostaria sim de manter contato. Tentarei reunir com minha família algumas referências históricas e se conseguir irei repassá-las à senhora. Tenho algo que encontrei na internet e por mais que não haja documentos comprovando e veracidade, minhas tias (Helga, Traude e Ruth), filhas de Gilberto Bichels, confirmaram terem ouvido os avós falando sobre o assunto.

Família BICHELS

A família BICHELS é originada em Hamburgo, onde o imigrante Heinrich Bichels possuía uma empresa de laticínios. Heinrich, filho de Deterich Hinrich Bichels e Elsche Margaretha Starcke, nasceu em 17.03.1812 em Hamburgo e faleceu em 22.02.1884 em Blumenau. Johanna Rebeca Marx, filha de Hermann Ernst Marx e de Margaretha Catharina Vortmann, nasceu em 30.08.1817 em Hamburgo e faleceu em Blumenau em 17.07.1909 em Blumenau. Em 30 de Abril de 1835 Heinrich prestou juramento de cidadão livre na cidade-livre hanseática de Hamburgo. O casal e os filhos emigraram com o Navio Franklin que partiu de Hamburgo no mês de Maio de 1857 e aportaram em Itajaí em 26.08.1857. Pais de :

1 “ Adolf “ Nasceu em 1842 e faleceu em 1913 em Cerro Azul (PR), migrou por volta de 1868 para a Colônia Assunguy no Paraná. Casou em 20.11.1869 em Curitiba com Elisabeth Ernestine Straube, que nasceu em 1847 em Dresden e faleceu em 1931. Era filha de Franz Gustav Straube e Ernestine Wilhelmine Huebsmann. Pais de: Heinrich, Anna, Alfred, Camila, Robert, Bertha, Reinalda, Isabel, Otto, Auguste, Carlota e Oswald.

2 “ Gustav “ Nasceu em 30.07.1842 em Hamburgo e faleceu em 19.10.1925 em Blumenau. Casou em Blumenau com Karoline Jenichen (*17.03.1849 +18.12.1928) . Pais de: Max, Adolf, Jenny (*28.02.1876 +15.03.1965) e Elli.

3 “ Therese “ Nasceu em 17.11.1840 em Hamburgo e faleceu em 30.01.1878 em Blumenau. Casou em Blumenau com Otto Stutzer (*03.02.1836 em Braunschweig e +28.12.1927 em Blumenau). Pais de: Elise (1861-1919), Albert, Adele, Olga, Max e Gertrud.

4 “ Bertha “ Nasceu em 12.01.1844 em Hamburgo e faleceu em 10.04.1910 em Blumenau. Casou com Emil Odebrecht (*29.03.1835 em Greifswald + 06.01.1912 em Blumenau). Pais de: Edmundo, Mathilde, Auguste, Rudolf, August, Oswald, Edgar, Anny, Clara, Adolpho, Hedwig, Helene e Woldemar.

5 “ Hermann “ Nasceu em 30.03.1847 em Hamburgo e faleceu em 05.10.1906 em Blumenau. Casou em Blumenau um primeiras núpcias com Maria Schreiber (+1893) com quem teve os seguintes filhos: Martha, Milda, Agnes, Emil, Hugo, Louis, Arnold, Willi, Ida, Auguste e Alice. Em segundas núpcias com Maria Seifert (*25.05.1863 +15.08.1920) com quem teve mais 5 filhos: Walli, Erich, Else, Edith e Klara.

6 “ Auguste Elise “ Nasceu em 23.04.1849 e, Hamburgo e faleceu em 30.01.1878 em Blumenau. Casou em 1877 com Hermann Heinrich Grevsmühl (*09.04.1848 + 15.03.1899) em Blumenau. Pais de: Eugen, que por sua vez teve 8 filhas.

Sra Vania, muito obrigado

Novos contatos, novas informações

Um dos aspectos mais interessantes de um blog é a possibilidade que ele nos dá para troca de informações. Desde a criação de "Cerro Azul: uma história em construção", tenho feito muitos amigos virtuais para a troca de informações sobre nossa querida Cerro Azul. Saímos os dois lados beneficiados, mas principalmente quem ganha é a história de Cerro Azul! É o caso do senhor José Inglêz da Silva, cujo e-mail publico aqui com muita honra e alegria:

Prezada Prof. Vania:
"Li alguns de seus escritos na rede a respeito da história de Cerro Azul. Há pouquíssimo tempo soube dessa extraordinária história da existência de colonos britânicos na região, no século XIX. Sou paranaense, nascido em Campo Mourão, graduei-me em Odontologia na Estadual de Ponta Grossa em 1982. Hoje resido em Canavieiras, litoral sul da Bahia. Chamo-me José Inglêz da Silva e o meu interesse no tema é óbvio: Sempre inspirou o imaginário de nossa família a origem deste sobrenome e a própria origem da família. A velha questão que nos encuca desde a origem dos tempos: Quem somos, de onde viemos? Todas as nossas buscas acabavam pelo ano de 1880, 1875. Os antepassados estavam sempre pelas redondezas de Ponta Grossa. Meu avô nasceu em 1911, em Rio Azul, meu pai em 37 em São Mateus do Sul. Aqueles "Ingleses" dos Campos Gerais não têm nada a ver conosco. São outra família. Quando as estradas de ferro foram construídas alguns parentes nelas se empregaram, mas já possuíam o sobrenome. Meu bisavô teria se casado em Campo Largo, viveu um tempo em Paranaguá. O seu trabalho e o de outros pesquisadores e historiadores está nos permitindo, gente comum como eu e minha família, a localizarmos as nossas origens. Se colocarmos a ponta seca de um compasso em Cerro Azul ou Porto Amazonas, veremos que nos primeiros 30 anos, após o término da experiência colonizadora, o meu povo não tinha se distanciado mais de 150 km, de uma ou de outra cidade. Com a abertura dos novos territórios no 3o. planalto eles foram se distanciando: Pitanga, Roncador, Laranjeiras do Sul, Campo Mourão. Tenho alguns parentes, do lado de minha esposa, radicados em Rio Branco do Sul e Cerro Azul, Cerro diga-se de passagem é uma cidade muito charmosa. Jamais poderíamos imaginar a possibilidade, mesmo que remota, de que eventuais antepassados possam ter vivido na região, trabalhado e enfrentado as dificuldades do Paraná do tempo do Império. Agradeço a atenção e parabenizo-a pelos vossos trabalhos na área."

Atenciosamente,
José Inglêz da Silva

9 de jul. de 2011

Conheça nossa Biblioteca








Você já conhece a Biblioteca Pública “DR. NIVALDO ÊNIO DE MOURA E COSTA” – Biblioteca Cidadã, ao lado da Rodoviária? Ainda não? Então não perca mais tempo! Inaugurada há pouco mais de um ano, a Biblioteca já se tornou uma importante fonte de lazer, cultura, informação e interatividade para nossa comunidade:
Está em pleno funcionamento o Projeto “Biblioteca Viva”, onde a literatura é levada aos nossos professores e alunos das escolas do campo. Mas se a sua necessidade é de material para pesquisa escolar, a Biblioteca conta com um acervo de mais de 6 mil livros que poderá ajudá-lo, além do acesso aos recursos tecnológicos oferecidos pelo Telecentro. Além disso, as escolas estaduais e municipais contam com um serviço de agendamento para o uso do espaço infantil de leitura, da gibiteca e do salão comunitário para exibição de vídeos, que também pode ser usado por toda a comunidade para reuniões, cursos, palestras, oficinas e outros eventos. Agora, se tudo o que você quer é a leitura de um bom livro, é só fazer sua carteirinha e escolher entre os títulos disponíveis: tem de tudo para todos os gostos. Ah! E toda 6ª feira não dá para perder a contação de história com Dona Cida Brighetti.
Muito bom, não? Então venha até a Biblioteca! Você vai descobrir o mundo encantado da leitura e vai mergulhar na aventura fantástica da leitura e da informação. Venha! A equipe da Biblioteca terá o maior prazer de atender você!

Horário de Funcionamento:
-de 2ª a 6ª Feira – das 08 às 11 e das 13 às 17 horas

-Informações: (41) 3662 1486