29 de mar. de 2012

A pequena Ondina

Em 2007, entrou em contato comigo o senhor Samuel Moraes Kerr, buscando informações a respeito de uma pessoa. Infelizmente, a tecnologia que muitas vezes é nossa aliada, pode ser  a nossa perdição! Numa dessas panes de computador, perdi as informações enviadas por ele e fiquei apenas com a foto. Parece-me que essa menininha  era uma parenta de sua esposa que teria morado em Cerro Azul, pelo que me lembro. Agora, estou tentando retomar o contato com ele, para podermos ajudá-lo e também acrescentarmos mais uma pecinha nesse mosaico que é a nossa história. Se alguém, de alguma forma puder ajudar, agradeço!

Em tempo, o  senhor Samuel entrou em contato comigo e agora repasso suas informações:

"Essa foto da minha mãe Ondina Vieira de Moraes (Ondina de Moraes Kerr) foi feita em Cerro Azul, em torno de 1912. Sabemos que foi em Cerro Azul pela anotação dela, no álbum, ao lado da foto, mas não sabemos mais nada. Sua mãe, minha avó Judith Dias Agibert, havia falecido em fevereiro daquele ano de 1912, em Ribeira (SP) e ela foi mandada para Cerro Azul para ficar aos cuidados da minha tia avó Izaltina Vieira de Moraes que estava morando em Cerro Azul, onde era professora primária (não sei o nome da escola. Infelizmente o cartão/foto está muito bem colado no álbum o que impede sabermos se há indicação do fotógrafo no verso. Quem sabe a foto possa ser de interesse para Casa de Cultura. Será que seria possível saber quem seria o fotógrafo? Vania, eu fico sem fôlego, tantas são as perguntas e tamanha é a névoa nessas trilhas do passado. Parabéns pelo blog! Já está entre os favoritos no meu computador. E mais uma vez, muito obrigado pela publicação da foto da "pequena Ondina".

Samuel, nós é que lhe agradecemos pelas palavras de apoio! Ficaremos aqui, "na torcida", procurando ajudar a dissipar a "névoa dessas trilhas do passado", como você bem o disse.

Um abraço!

Novas informações da "Pequena Ondina", que vão aclareando nosso panorama:

A pequena Ondina é sobrinha neta de Francisca Agibert, 2ª filha de Thiago Agibert e Maria do Carmo (ou Maria do Espírito Santo Macedo), nascida em 10 de agosto de 1860 em Cerro Azul (ainda não confirmado). Casou-se com Antonio Ciola (*28/07/1856 – +16/04/1927) e tiveram 8 filhos:


-João Batista Ciola: se casou com Carlota Bassetti Ciola. Tiveram os filhos Alda e Iracema.
-José Maria Ciola
-Cecília Ciola Osten: Nascida no dia 17 de janeiro de 1895, em Cerro Azul. Casou-se com Alberto Von der Osten, filho de Wielland von der Osten, dono da Casa Amarela)
-Antonio Ciola Filho
-Joanna Ciola
-Anna Maria Ciola: Que recebe o nome de casada de Anna Maria Ciola Carvalho
-Adelaide Ciola Bassetti: Que se casou com Manoel Bassetti, nascido em 4 de março de 1872
-Iracema Ciola


E mais informações nos chegam que parecem dar novos rumos ao caso:
Segundo Irapuan Caesar da Costa Junior (neto de Silvio Ciola):
João Batista Ciola, casado com Carlota Basseti Ciola, teve três filhos, Silvio Ciola (seu avô), Carlito e Alda Ciola, esta falecida há pouco tempo. 


26 de mar. de 2012

Os frutos do trabalho


Ser professora está no meu DNA. Tenho o maior prazer de falar de História para meus alunos, principalmente se essa história tem haver com a história de suas vidas e do lugar onde vivem. Ao trabalhar com o 9º A, turma de 2012, propus uma atividade de entrevista que foi desenvolvida pelos alunos com o a produção final de um cartaz, slides ou clipes de filmes. Aqui apresento o trabalho das alunas Bruna Chamberlain e Gabilly Platner. Fiquei muito orgulhosa dessa turma, que tenho certeza,  promete muito!

-Tema: Estudar História é...
-Atividade: Entrevista sobre o cotidiano de brasileiros há cerca de 50 anos.

-Parabéns às alunas Bruna e Gabilly e a todos os seus colegas da sala pelos trabalhos realizados!

Ações da Cultura


O Departamento Municipal de Cultura realiza hoje uma reunião no salão comunitário da Biblioteca Pública “BIBLIOTECA CIDADÃ DR. NIVALDO ENIO DE MOURA E COSTA”, às 14h00min. A reunião é aberta ao público e contará também com a presença dos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. O objetivo principal do evento é a escolha dos  dois representantes (delegados) do município na fase macrorregional (macrorregião de Curitiba) da Conferência Estadual de Cultura.

Participe! Sua presença será muito importante para efetivarmos as ações culturais em nosso município!

25 de mar. de 2012

Edifício Capitão Guilherme Straube

Esta edificação faz parte do patrimônio histórico e cultural de Cerro Azul. No passado foi um hospital e hoje é a sede do nosso governo municipal. Aqui, andei "fazendo arte" com um quadro lindo que representa esse casarão. Ele foi pintado em 1994 por uma artista chamada Cristina. Brevemente, estarei postando sua história completa.

Logo, uma nova ponte

Sábado, dia 24 de março, não resisti e fui com meu marido até o rio Ribeira, para andar de balsa. Eu queria muito passar por essa experiência como muitas pessoas que moram (ou trabalham) entre Cerro Azul e Dr. Ulysses e precisam fazer esse trajeto diária, semanal ou esporadicamente. Foi uma experiência única! Acho que só temos a agradecer o que a balsa nos proporcionou de benefício desde o sinistro que levou a antiga ponte em 1º de agosto de 2011. No entanto, avalio também as dificuldades que os usuários passaram (e passam), para chegar ao seu destino. Em boa hora, está ficando pronta a nova ponte (olha ela na foto aí encima). Que venha esse novo benefício. E a balsa vai entrar para a história... de Cerro Azul e Dr. Ulysses!

22 de mar. de 2012

Sobre o Josélio

Fizemos mais um amigo virtual através da rede. Confira a mensagem do Josélio:

"Olá, sou Josélio. Eu também quero fazer parte da história de Cerro Azul, pois sou um cerrazulence nascido nessa cidade que eu adoro. Nasci e cresci na Serra, município de Cerro Azul até os meus 21 anos. Hoje moro em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Faz 15 anos que moro aqui, mas sinto muita saudade da minha cidade natal. Obrigado a todos os cerrazulenses. Esta é uma cidade acolhedora."
                                                                                      Josélio de Jesus Tobias dos Santos

Obrigada pela sua participação, Josélio!

20 de mar. de 2012

Confiram o clipe da manifestação em frente ao Colégio Estadual Princesa Isabel de alguns dos professores que aderiram ao movimento de paralização do dia 15 de março.
http://youtu.be/Hk_TlJdvEGo

19 de mar. de 2012

4º Encontro dos coordenadores e dirigentes municipais de cultura


Mais do que palestras e debates, um intenso diálogo em prol da diversidade cultural do Paraná e na busca de ações concretas. Foi assim o 4º. Encontro dos coordenadores e dirigentes municipais de cultura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, 13 e 14 de março. “Uma gestão compartilhada, isto é o que nós pretendemos”, disse o Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, saudando os convidados. “O interior é a nossa meta, com descentralização e transparência”.

O primeiro dia do Encontro foi no auditório Brasílio Itiberê, no centro de Curitiba, com a presença de 88 representantes municipais. A Coordenação de Incentivo à Cultura da SEEC dirigiu a reunião de trabalho. Todas as coordenações da Secretaria expuseram seus planos para os municípios, e ouviram sugestões, indagações e críticas.

Thaisa Sade, coordenadora de Comunicação Social da SEEC, explicou as novidades no site da Secretaria e anunciou para o próximo mês de abril o número inaugural da revista Helena. Sempre com edições temáticas, o periódico pretende levar a cultura do Paraná além das fronteiras. “Terá circulação internacional”, afirmou a coordenadora.

Só boas notícias. Poderia ser resumida assim a conversa com Mônica Rischbieter, diretora-presidenta do Teatro Guaíra. Além de anunciar que a Orquestra Sinfônica do Paraná terá patrocínio da Copel, ela prometeu que a Sinfônica e o Balé farão apresentações em várias cidades do interior.

Jornal, coleção de livros, oficinas, prêmio de literatura. Estas e outras iniciativas foram anunciadas pelo jornalista Rogério Pereira, diretor da Bilblioteca Pública do Paraná. Além do gerenciamento do Sistema Estadual de Bibliotecas e das Bibliotecas Cidadãs, também está em andamento o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura. Tudo isso em parceria com os municípios, com a visão de ação permanente do Estado.

Renata Mele e Luci Daros, da Coordenação de Ação Cultural, detalharam os critérios para que os municípios possam fazer convênios com a SEEC, e indicaram as ações previstas neste ano. A mais ambiciosa delas é a Virada Cultural em cinco municípios do Estado, além da capital. Maringá, Foz do Iguaçu, Cianorte, Campo Mourão, Maringá e Ponta Grossa estão na lista das possíveis cidades que nos dias 10 e 11 de novembro serão utilizadas como pilotos do desdobramento do evento de um dos eventos culturais mais bem sucedidos de Curitiba.

As boas práticas do Patrimônio e uma nova política, para os museus do Estado, foram os temas de Rosina Parchen (CPC) e Christine Baptista (COSEM). A possibilidade de capacitação de funcionários das prefeituras municipais, até com estágios em museus como o Paranaense, foi comemorada pelos dirigentes. Com uma equipe reduzida e recebendo uma grande demanda, a COSEM decidiu otimizar recursos e a ação. Com isto, mais de 60 municípios serão beneficiados com cursos de conservação e museografia, até o fim deste ano.

O encontro dos regionais se desdobrou e se ampliou, no dia 14 de março. Com 178 pessoas na platéia, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, aconteceu o Seminário Sistema Estadual de Cultura. A palestra inicial tratou do que é e como fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, incluindo um quadro detalhado da situação do Paraná com relação ao SNC; “São muitas as vantagens de fazermos parte do Sistema Nacional. Isso inclui desde o acesso a recursos até a circulação de bens culturais”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

A Secretaria de Estado da Cultura vem trabalhando para criar o Sistema Estadual de Cultura, desde o início da atual gestão. Depois da aprovação das leis que instituem o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, será definido, conjuntamente com a Sociedade Civil, o Plano Estadual de Cultura. Tendo o chamado de “CPF da cultura”, o Paraná terá condições plenas de integrar o SNC e firmar o acordo de cooperação federativa. O coordenador de Incentivo à Cultura, Maurício Cruz, detalhou o processo de construção do Sistema Estadual, o Profice e o processo de escolha dos que irão compor o Conselho Estadual de Cultura.

Concluiu-se o encontro com uma rica e detalhada explanação sobre as experiências municipais. Paulo Henrique Capillé Fernandes, dos Campos Gerais, mostrou como se promove um trabalho 100% integrado entre os municípios, mesmo quando a situação inicial é desfavorável. Sonia Singer, de Campo Mourão, exibiu um vídeo sobre a promoção da leitura na sua região. Flor Duarte, secretária de Cultura de Maringá fez uma defesa apaixonada da cultura e do artista, definindo um lema que foi repetido em coro por todos no auditório: “Cultura não é gasto, cultura é investimento”.

Cerro Azul esteve presente!
Com a participação de Vania de Moura Machado, diretora municipal de Cultura, e Alexandre Dantas Brighetti, diretor municipal de Turismo, o município participou da programação dos dois dias, a fim de firmar parcerias para o desenvolvimento de ações culturais em Cerro Azul.

Fonte: CIC/SEEC





15 de mar. de 2012

Cerro Azul participa do Dia Estadual e Nacional de Paralização

Cerro Azul também disse "presente" na mobilização: a maioria dos professores do Colégio Estadual Princesa Isabel aderiu ao movimento. Hoje pela manhã, nos concentramos em frente à escola para um ato público, onde todos juntos, cantamos a música "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré. Estamos junto nessa, em prol da educação pública e de qualidade no Paraná!

Mensagem à Comunidade Escolar do C.E. Princesa Isabel:
Gostaríamos de dizer que apoiamos o movimento de paralização nacional e estadual por considerarmos que são justas as nossas reinvindicações. Aos pais de nossos queridos alunos, gostaríamos de dizer, com todo o respeito, que amamos nosso trabalho, amamos o Colégio Estadual Princesa Isabel e queremos oferecer aos filhos de Cerro Azul a melhor educação possível. No entanto, isso se torna muito difícil quando enfrentamos situações como a falta de um plano de saúde eficiente que nos ampare e quando muitas vezes temos que ampliar nossa carga horária de trabalho, comprometendo nosso tempo de lazer e descanso com a família, porque não damos conta na escola de todas as nossas atribuições, entre outros problemas que enfrentamos todos os dias. O movimento não é um dia de “folga” para nós professores. É um dia de mobilização para discutirmos e refletirmos.

Professores do C. E. Princesa Isabel que aderiram ao movimento

12 de mar. de 2012

A história de Henning, o alemão assassinado a mando do Hermógenes


Esta é uma versão preliminar da história de Henning, a qual ainda acrescentaremos novas informações. Aguardem!

Henning nasceu em Plön, norte da Alemanha. Seu nome completo era ENGELHART HEINRICH CHRISTIAN HENNING. Seu pai chamava-se Friedrich Carl Henning e sua mãe Sophia Friederika Hoeck. Seus irmãos chamavam-se Fernand e Theodoro Wilhelm Casou-se com Anna Dorothea Magdalena Koll, com quem teve os seguintes filhos: Theodoro, Fernando, Henrique, Sofia, Henriqueta Luiza, Joana Augusta e Ângela Cristina. Saiu do porto de Hamburgo como imigrante e chegou ao Brasil em 1859, a bordo do veleiro “Anna”.

Fonte: Livro "A CRUZ DO ALEMÃO", de Cid Deren Destefani


11 de mar. de 2012

Novas Reformas no CEPI

No início deste ano letivo os alunos encontraram a escola com mais benfeitorias para recebê-los: as salas do piso superior do Colégio receberam uma nova pintura. Os reparos foram realizados através da venda de uma rifa de um “play station 3”, (doado pelo PROVOPAR Estadual em 2011). As vendas renderam valores que permitiram a compra de toda a tinta e dos equipamentos para a pintura das 08 salas de aula do piso superior. A mão de obra foi garantida por alguns pais e pela ajuda dos parceiros da escola: “Seu” Tonico e José Godoy, Casa Rocher e Farias, Papelaria Osten, JB Construção Civil, Serralheria Gonçalves, Mercado SEMAR, além da APMF do Colégio Estadual Princesa Isabel. A Direção e toda a equipe do CEPI agradecem a todos que contribuíram para mais uma conquista de melhorias em benefício dos nossos estudantes.