Dentro da Programação da Festa da Laranja de 2012, tivemos um grandioso rodeio. Confiram aqui alguns momentos:
Olá, companheiros de viagem! Criei este blog pelo desejo imenso de trocar informações sobre a cidade que mais amo no mundo: CERRO AZUL, que é minha, que é sua, que é de todos que como eu, de coração ou de berço, perto ou longe, têm o seu nome guardado para sempre no coração. Se você é cerro-azulense de nascimento ou de paixão, se você busca simplesmente saber mais sobre esse cantinho, não importa!!!! Todos são bem vindos para ajudar a construir essa história!
16 de jul. de 2012
Deu no Jornal
Dentro da nossa proposta de contar as histórias do Hermógenes e do Henning, essas são fotos de uma reportagem publicada pelo jornal "Gazeta do Povo", de 29 de janeiro de 2012.
11 de jul. de 2012
Novidades na Biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nivaldo Ênio de Moura e Costa – Biblioteca Cidadã” tem muitas novidades nestas férias. Além das oficinas e contação de histórias que serão realizadas, a Biblioteca está ampliando seu acervo, a fim de atender cada vez melhor os leitores de Cerro Azul. A Biblioteca foi beneficiada com edital da Fundação Biblioteca Nacional para escolha e aquisição de títulos de baixo preço. O recurso destinado para a Biblioteca foi de R$ 11.650,58. A iniciativa faz parte do Programa de Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público, criado pela Fundação Biblioteca Nacional. No dia 03 de julho a Biblioteca recebeu a primeira parte dos livros: 997 volumes dos mais diversos gêneros, incluindo livros de banho para bebês, livros animados, audiolivros para deficientes visuais, entre outras novidades, perfazendo um valor de R$ 8.553,35.
10 de jul. de 2012
PROFESSORES DO CEPI PARTICIPAM DO DIA DO DESAFIO
No dia
30 de maio vários professores do Corpo Docente do Colégio Estadual Princesa
Isabel participaram da ginástica laboral, que fazia parte da programação do Dia
do Desafio, atividade organizada e coordenada pelo Departamento Municipal de
Esporte e Lazer.
Mostra "RAINHAS E PRINCESAS DA FESTA DA LARANJA"
A mostra expõe roupas e adereços utilizados pelas Rainhas e Princesas da Festa da Laranja de Cerro Azul de diferentes épocas, tais como coroas, faixas, vestimentas, fotografias e outros objetos, que foram emprestados pelas Rainhas e Princesas contatadas pela Casa da Cultura.
Você que está em casa curtindo as férias com seus filhos: essa é uma boa "pedida" de uma programação cultural. Venha com as crianças visitar o Museu da Casa da Cultura e conhecer um pouco da história desse evento cultural tão importante para nossa comunidade.
E você que já foi (e será eternamente) Rainha ou Princesa da Laranja e ainda não trouxe os seus objetos, ainda há tempo! Venha deixar registrada a sua participação na História de Cerro Azul!
Serviço: Casa da Cultura de Cerro Azul Rua Padre Luciano Maria Usai, 84 - Centro Fone: 3662 1722 E-mail: culturacerro@hotmail.com Expediente: De 2ª a 6ª Feira - das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.
O Marco Zero
Está localizado na Praça Monsenhor Celso, em frente ao Banco Itaú. Acredita-se que foi a partir desse ponto que foram traçadas as linhas que delimitaram os lotes entres aos pioneiros imigrantes de Cerro Azul. Inicialmente a Praça Monsenhor Celso não existia. Na época da Colônia Assunguy era um alagado que foi aterrado, onde se construíram as principais edificações da Colônia. A construção da Praça data de 1930, durante a gestão do Prefeito Ivaí Martins. Hoje, a Praça é um dos principais pontos de encontro e lazer em nossa cidade, além de palco de vários shows e eventos diversos.
3 de jul. de 2012
Paraná, uma receita de muitos ingredientes
Gente, olhem que primor esse texto do aluno José Ricardo D. Rodrigues, do 9º A do Colégio Estadual Princesa Isabel, dentro de uma atividade de produção de texto de uma aula minha a partir do vídeo "As muitas faces de um só Paraná", do conteúdo "Imigração do Paraná". Digno de registro! Parabéns José Ricardo!
"O filme 'As muitas faces de um só Paraná' retrata os descendentes de imigrantes que vieram
de outros países para o Brasil e consequentemente para o Paraná.
O Paraná é como
se fosse um resumo do Brasil, pois o
Brasil é uma mistura de etnias. Por isso o Paraná é uma mistura mais ainda do
que o Brasil, pois tem pessoas de todo o país também, que aqui preservam suas
culturas para que não sejam esquecidas e sejam aqui recebidas para que nós possamos aprender. O filme fala também que os imigrantes trouxeram seus produtos para
comercializar aqui. No filme
aparecem descendentes de alemães, franceses, italianos, árabes e muitos outros. O Paraná é um estado muito diverso, com culturas e
produtos que por ele passam. Não é só um pedaço do Brasil, mas um pedaço, uma
abreviatura do mundo. Com tantas línguas, religiões, comidas e tradições, é como se o Paraná fosse um mundo comprimido em outro. Com relação ao
meu título eu quis dizer que o Paraná é como se fosse uma receita de alguma
coisa (como um bolo ou uma sopa) e os ingredientes são as descendências de
imigrantes que vieram para completar essa receita muito boa.
Por isso que é tão
bom ter sido nascido e criado em um estado tão diversificado, onde nós temos
pessoas do mundo inteiro, de lugares tão distantes, mas que estão tão perto. Você
acha que nunca vai conhecer um russo, alemão, árabe ou um japonês, mas morando
no Paraná eles podem estar ao seu lado ou à sua frente, e muitos outros podem
estar por perto. Você pode não identificá-los mas eles estão lá. Se você quer viajar pelo mundo, não precisa gastar muito dinheiro: é só você
viajar ao Paraná!
Assinar:
Postagens (Atom)