4 de ago. de 2010

Quem foi a Professora Florentina de Araújo

FLORENTINA EMÍLIA DE ARAÚJO nasceu em 27 de agosto de 1873 (quando Cerro Azul era elevado à condição de “Freguesia de Nossa Senhora da Guia do Serro Azul”), filha de Antonio Caetano de Araújo e Carlota Carolina de Araújo. Nascera para as letras: com seis anos de idade, no ano de 1879, iniciou e freqüentou diversas escolas particulares pagas, já que não havia ensino público nesta época. No período da República, em 1889 (com Cerro Azul já elevado à categoria de “Vila do Serro Azul” e Foro de Comarca da Província) a jovem Florentina, ainda na adolescência, com 16 para 17 anos, iniciou sua carreira na arte de ensinar dando aulas particulares em residências e em sua própria casa, conforme o costume da época. Um documento impresso, “QUADRO DEMONSTRATIVO DE PROFESSORADO DO ESTADO DO PARANÁ”, (hoje pertencente ao acervo da Escola Municipal Florentina de Araújo), datado de 27 de setembro de 1894, tendo por chefes Florindo da Mata Bandeira e Silva e João Alberto Munhoz, indica a Prof. Florentina como a única dotada na Circunscrição da Vila do Serro Azul (com “S”) da categoria de “promíscua” ou seja, lecionava para ambos os sexos. Em 1912, passou a administrar suas aulas na casa Escolar Feminina desta Comarca de Cerro Azul.
        Durante sua vida no Magistério gozou dois meses de licença para tratamento de saúde, baseando-se no Decreto de 22 de outubro de 1912, expedido pela Secretaria dos Negócios e Interior e Justiça e Instituição Pública. Contando com 22 anos de serviço, 6 meses e 2 dias, por decreto de 03 de novembro de 1913, aposentou-se por encontrar-se enferma, com 40 anos de idade. Passou a perceber, por ano, do Estado RS, 1.725 $400, quantia proporcional ao aludido tempo de serviço. Ela prestou valiosos serviços à população de Cerro Azul durante a sua vida, transmitindo conhecimentos básicos às nossas crianças na chamada Escola de Aplicação do Ensino Primário. Exerceu ainda o cargo de Secretária na Paróquia da Matriz local. Veio a falecer em 08 de fevereiro de 1914, com a idade de 41 anos. Na década de 1930, por ocasião da visita de MANOEL RIBAS, interventor do Paraná, os alunos, instalados no prédio da atual Casa da Cultura, pediram ao Interventor uma nova escola, que foi construída frente à Praça Monsenhor Celso, recebendo o nome da Prof. FLORENTINA EMÍLIA DE ARAÚJO, em homenagem póstuma, com méritos de Patrona.
        Hoje, a ESCOLA MUNICIPAL FLORENTINA DE ARAUJO – ENSINO FUNDAMENTAL, criada e autorizada a funcionar através da Resolução 3212/81, da Secretaria do Estado da Educação, de 30 de dezembro de 1981, exerce atividades diuturnas e tem por finalidade, atendendo ao disposto da Constituição Federal e Estadual, na Lei Orgânica do Município e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ministrar o Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Especial DV, DA e DM.

Fonte: Estudo "ACORDEM CERROAZULENSES" - Dr. Ruy Vilella Guiguer

Um comentário:

gil vicente disse...

FLORENTINA EMÍLIA DE ARAÚJO,foi minha bisavó, sou neto de Florentina Straube de Araujo e filho de Vicente Araujo Oliveira,empresário em Colombo.

Desta família alguns estão em Colombo,Paraná.Outros já falecidos.

Gil Vicente Araujo Oliveira
jornalista