11 de jul. de 2011

Novos contatos, novas informações

Um dos aspectos mais interessantes de um blog é a possibilidade que ele nos dá para troca de informações. Desde a criação de "Cerro Azul: uma história em construção", tenho feito muitos amigos virtuais para a troca de informações sobre nossa querida Cerro Azul. Saímos os dois lados beneficiados, mas principalmente quem ganha é a história de Cerro Azul! É o caso do senhor José Inglêz da Silva, cujo e-mail publico aqui com muita honra e alegria:

Prezada Prof. Vania:
"Li alguns de seus escritos na rede a respeito da história de Cerro Azul. Há pouquíssimo tempo soube dessa extraordinária história da existência de colonos britânicos na região, no século XIX. Sou paranaense, nascido em Campo Mourão, graduei-me em Odontologia na Estadual de Ponta Grossa em 1982. Hoje resido em Canavieiras, litoral sul da Bahia. Chamo-me José Inglêz da Silva e o meu interesse no tema é óbvio: Sempre inspirou o imaginário de nossa família a origem deste sobrenome e a própria origem da família. A velha questão que nos encuca desde a origem dos tempos: Quem somos, de onde viemos? Todas as nossas buscas acabavam pelo ano de 1880, 1875. Os antepassados estavam sempre pelas redondezas de Ponta Grossa. Meu avô nasceu em 1911, em Rio Azul, meu pai em 37 em São Mateus do Sul. Aqueles "Ingleses" dos Campos Gerais não têm nada a ver conosco. São outra família. Quando as estradas de ferro foram construídas alguns parentes nelas se empregaram, mas já possuíam o sobrenome. Meu bisavô teria se casado em Campo Largo, viveu um tempo em Paranaguá. O seu trabalho e o de outros pesquisadores e historiadores está nos permitindo, gente comum como eu e minha família, a localizarmos as nossas origens. Se colocarmos a ponta seca de um compasso em Cerro Azul ou Porto Amazonas, veremos que nos primeiros 30 anos, após o término da experiência colonizadora, o meu povo não tinha se distanciado mais de 150 km, de uma ou de outra cidade. Com a abertura dos novos territórios no 3o. planalto eles foram se distanciando: Pitanga, Roncador, Laranjeiras do Sul, Campo Mourão. Tenho alguns parentes, do lado de minha esposa, radicados em Rio Branco do Sul e Cerro Azul, Cerro diga-se de passagem é uma cidade muito charmosa. Jamais poderíamos imaginar a possibilidade, mesmo que remota, de que eventuais antepassados possam ter vivido na região, trabalhado e enfrentado as dificuldades do Paraná do tempo do Império. Agradeço a atenção e parabenizo-a pelos vossos trabalhos na área."

Atenciosamente,
José Inglêz da Silva

Um comentário:

Orlando José Zanon disse...

Sobre os Laio, estou fazendo a pesquisa, o correto do sobrenome conforme chegada ao Brasil, é LAGGIO, e o nome do Victorino era Victório.