27 de mai. de 2011

Busto do Dr. Waldomiro Pereira

Monumento inaugurado em 06 de janeiro de 1973, está localizado na Praça Monsenhor Celso, homenageando Dr. Waldomiro Pereira, famoso médico homeopata, conhecido em todo o Paraná e nascido em Cerro Azul, a 19 de Fevereiro de 1914. Estudou com grandes dificuldades até graduar-se médico em 1954. Desde os 12 anos exercia suas atividades homeopáticas no estabelecimento do saudoso Domingos Duarte Veloso. Adquiriu a farmácia homeopática que atendia enquanto estudava medicina na Universidade do Paraná.

No monumento, meio busto, lê-se gravado na placa em bronze:

“Sedere Dolorem Opus Divinus Est” (Aliviar a dor é obra de Deus). Ao médico Waldomiro Pereira as homenagens de sua terra natal."



“Dr. Waldomiro Pereira foi reconhecidamente uma autoridade mundial no campo da homeopatia. Não se preocupou apenas em clinicar: montou clinica, laboratório e farmácia para atender à população que o procurava intensamente. Dedicou-se de corpo e alma aos pacientes que acorriam de toda parte da cidade, do interior e de outros estados, para obter uma consulta. Era muito ativo e viajava até pelo exterior participando de congressos internacionais de medicina.”

FONTE: Gazeta do Povo, 21 de Novembro 1974 e Arquivos da Casa da Cultura de Cerro Azul


Nenhum comentário: