9 de ago. de 2011

A história de "Seu Olívio da Ponte"

O episódio da queda da ponte sobre o Rio Ribeira, ocorrido no dia 01 de agosto de 2011, marcou e com certeza vai continuar marcando muito a história de todos nós, quer sejamos cidadãos cerroazulenses ou ulyssenses. Como diz a sabedoria popular: “vai entrar pra história”.

Diante de um fato de tal importância a Casa da Cultura lançou a Campanha “Conte a História da Ponte”, com o objetivo de coletar fotografias, textos, documentos, desenhos ou qualquer outro material que nos ajude a contar e a preservar a história desta edificação que agora se torna um patrimônio histórico das cidades de Cerro Azul e Dr. Ulysses. Portanto, fazemos um pedido: além de ajudar os desabrigados atingidos pela enchente, se você tem qualquer material que nos ajude a contar e a preservar a história da ponte doe para a Casa da Cultura! Porém, não é necessário doar a foto ou o objeto se você não quiser. Em caso de empréstimo, a Casa da Cultura vai digitalizar ou fotografar na hora, devolvendo em seguida. Agora se você não tem fotos ou objetos, mas sabe uma história, um “causo” falando da ponte, escreva e mande para a Casa da Cultura. Ou venha pessoalmente para nos contar. Teremos o maior prazer de recebê-lo (la)!

E esta campanha já começou a render frutos: esteve na Casa da Cultura o senhor Olivir do Carmo Farias (nascido em 12/05/1946). “Seu” Olívio foi entrevistado pela funcionária Sonia Maria Machado, além de nos emprestar sua foto da ponte que guarda com muito carinho (que reproduzimos acima). Ele conta que ficou conhecido como “Olívio da Ponte”, porque morou na margem esquerda do rio Ribeira (Cerro Azul) durante 18 anos, onde tinha um comércio de secos e molhados. Segundo ele, essa enchente foi a maior que viu e que morou perto da ponte desde que nasceu. A foto que nos emprestou foi tirada em 1987 (portanto há 24 anos) ao lado de seu filho José Carlos Farias, hoje com 44 anos. Naquela ocasião o rio estava cheio. Ele conta que sempre que chovia colocava o relógio para despertar, para “cuidar se a água não estava chegando em casa”. Hoje “Seu Olívio” mora na Vila Schelleider e ficou muito triste com a queda da ponte...

Faça como “Seu Olívio”: participe da Campanha “Conte a História da Ponte” e faça VOCÊ também parte dessa história!

Nenhum comentário: