19 de mar. de 2012

4º Encontro dos coordenadores e dirigentes municipais de cultura


Mais do que palestras e debates, um intenso diálogo em prol da diversidade cultural do Paraná e na busca de ações concretas. Foi assim o 4º. Encontro dos coordenadores e dirigentes municipais de cultura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, 13 e 14 de março. “Uma gestão compartilhada, isto é o que nós pretendemos”, disse o Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, saudando os convidados. “O interior é a nossa meta, com descentralização e transparência”.

O primeiro dia do Encontro foi no auditório Brasílio Itiberê, no centro de Curitiba, com a presença de 88 representantes municipais. A Coordenação de Incentivo à Cultura da SEEC dirigiu a reunião de trabalho. Todas as coordenações da Secretaria expuseram seus planos para os municípios, e ouviram sugestões, indagações e críticas.

Thaisa Sade, coordenadora de Comunicação Social da SEEC, explicou as novidades no site da Secretaria e anunciou para o próximo mês de abril o número inaugural da revista Helena. Sempre com edições temáticas, o periódico pretende levar a cultura do Paraná além das fronteiras. “Terá circulação internacional”, afirmou a coordenadora.

Só boas notícias. Poderia ser resumida assim a conversa com Mônica Rischbieter, diretora-presidenta do Teatro Guaíra. Além de anunciar que a Orquestra Sinfônica do Paraná terá patrocínio da Copel, ela prometeu que a Sinfônica e o Balé farão apresentações em várias cidades do interior.

Jornal, coleção de livros, oficinas, prêmio de literatura. Estas e outras iniciativas foram anunciadas pelo jornalista Rogério Pereira, diretor da Bilblioteca Pública do Paraná. Além do gerenciamento do Sistema Estadual de Bibliotecas e das Bibliotecas Cidadãs, também está em andamento o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura. Tudo isso em parceria com os municípios, com a visão de ação permanente do Estado.

Renata Mele e Luci Daros, da Coordenação de Ação Cultural, detalharam os critérios para que os municípios possam fazer convênios com a SEEC, e indicaram as ações previstas neste ano. A mais ambiciosa delas é a Virada Cultural em cinco municípios do Estado, além da capital. Maringá, Foz do Iguaçu, Cianorte, Campo Mourão, Maringá e Ponta Grossa estão na lista das possíveis cidades que nos dias 10 e 11 de novembro serão utilizadas como pilotos do desdobramento do evento de um dos eventos culturais mais bem sucedidos de Curitiba.

As boas práticas do Patrimônio e uma nova política, para os museus do Estado, foram os temas de Rosina Parchen (CPC) e Christine Baptista (COSEM). A possibilidade de capacitação de funcionários das prefeituras municipais, até com estágios em museus como o Paranaense, foi comemorada pelos dirigentes. Com uma equipe reduzida e recebendo uma grande demanda, a COSEM decidiu otimizar recursos e a ação. Com isto, mais de 60 municípios serão beneficiados com cursos de conservação e museografia, até o fim deste ano.

O encontro dos regionais se desdobrou e se ampliou, no dia 14 de março. Com 178 pessoas na platéia, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, aconteceu o Seminário Sistema Estadual de Cultura. A palestra inicial tratou do que é e como fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, incluindo um quadro detalhado da situação do Paraná com relação ao SNC; “São muitas as vantagens de fazermos parte do Sistema Nacional. Isso inclui desde o acesso a recursos até a circulação de bens culturais”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

A Secretaria de Estado da Cultura vem trabalhando para criar o Sistema Estadual de Cultura, desde o início da atual gestão. Depois da aprovação das leis que instituem o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, será definido, conjuntamente com a Sociedade Civil, o Plano Estadual de Cultura. Tendo o chamado de “CPF da cultura”, o Paraná terá condições plenas de integrar o SNC e firmar o acordo de cooperação federativa. O coordenador de Incentivo à Cultura, Maurício Cruz, detalhou o processo de construção do Sistema Estadual, o Profice e o processo de escolha dos que irão compor o Conselho Estadual de Cultura.

Concluiu-se o encontro com uma rica e detalhada explanação sobre as experiências municipais. Paulo Henrique Capillé Fernandes, dos Campos Gerais, mostrou como se promove um trabalho 100% integrado entre os municípios, mesmo quando a situação inicial é desfavorável. Sonia Singer, de Campo Mourão, exibiu um vídeo sobre a promoção da leitura na sua região. Flor Duarte, secretária de Cultura de Maringá fez uma defesa apaixonada da cultura e do artista, definindo um lema que foi repetido em coro por todos no auditório: “Cultura não é gasto, cultura é investimento”.

Cerro Azul esteve presente!
Com a participação de Vania de Moura Machado, diretora municipal de Cultura, e Alexandre Dantas Brighetti, diretor municipal de Turismo, o município participou da programação dos dois dias, a fim de firmar parcerias para o desenvolvimento de ações culturais em Cerro Azul.

Fonte: CIC/SEEC





Nenhum comentário: