23 de nov. de 2012

Conquista da História de Cerro Azul!



 
Em alusão aos aniversários especiais de alguns municípios paranaenses (incluindo Cerro Azul), o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná promoveu o Concurso de Ensaio sob o tema “A construção da identidade: origem e História do Município”.
 
Cerro Azul aderiu ao convite e promoveu a etapa municipal, aberta ao universo de professores, estudantes, historiadores, pesquisadores e integrantes de quaisquer outras áreas de atividade, residentes ou não em Cerro Azul, que de alguma forma fossem interessados na história do município, nas suas tradições culturais e no processo de construção de sua identidade. Os ensaios deveriam ser individuais e inéditos. Nesta etapa tivemos como vencedor o Professor Reinaldo Benedito Nishikawa, com o ensaio “De imigrantes a colonos: um estudo sobre a Colônia Assunguy”. O Professor Reinaldo tem graduação e especialização em História Social pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em História Social na Universidade de São Paulo (quando defendeu a tese “Terras e imigrantes na Colônia Assunguy: Paraná, 1854-1874”) e atualmente está terminando o doutorado, também na USP em História Econômica. É docente do Instituto Federal do Paraná e da Universidade Norte do Paraná, ministrando as disciplinas de História Regional de Historiografia. É professor também em cursos de pós-graduação com projetos de Pesquisa e Extensão. O seu ensaio foi enviado ao IHGPR para análise juntamente com os textos dos demais municípios, ficando classificado em 2º lugar!   

No dia 20 de novembro de 2012, foi realizada a sessão solene na sede do IHGPR, com a presença dos autores dos ensaios representativos de todos os municípios participantes e de representantes dos governos municipais envolvidos. Cerro Azul esteve presente na pessoa da Prof. Vania de Moura Machado, Diretora Municipal de Cultura, que na ocasião cumprimentou o Prof. Reinaldo pela conquista e entregou-lhe uma lembrança e certificado de honra ao mérito, em nome de Cerro Azul. Aberta por ERNANI STRAUBE, descendente do Capitão Guilherme Straube (imigrante alemão na época da Colônia Assunguy e um dos primeiros prefeitos de Cerro Azul), presidente do IHGPR, a cerimônia constou de outorga de diplomas de honra ao mérito aos autores dos ensaios representativos de cada município, outorga de diplomas de participação aos governos municipais envolvidos, premiação dos autores dos ensaios classificados nos três primeiros lugares, leitura, pelo seu autor, do ensaio classificado e apresentação do Coral do Colégio Estadual do Paraná.

 


Nenhum comentário: