26 de jun. de 2010

Dr. Waldomiro Pereira

Dificilmente alguém não terá ouvido falar do Dr. Waldomiro Pereira. Na nossa praça Monsenhor Celso existe até um busto em homenagem a ele. A Gazeta do Povo, Jornal de Curitiba, no dia 21 de Novembro 1974 divulgou alguns dados da sua biografia:
“Nascido em Cerro Azul, a 19 de Fevereiro de 1914, Waldomiro Pereira estudou com grandes dificuldades até graduar-se medico em 1954. Mas desde os 12 anos iniciou suas atividades homeopáticas no estabelecimento do saudoso Domingos Duarte Veloso. Adquiriu a farmácia homeopática que atendia enquanto estudava medicina na Universidade do Paraná”.
Dr. Waldomiro Pereira foi “reconhecidamente uma autoridade mundial no campo da homeopatia. Não se preocupou apenas em clinicar: montou clínica, laboratório e farmácia para atender à população que o procurava intensamente. Dedicou-se de corpo e alma aos pacientes que acorriam de toda parte da cidade, do interior e de outros estados para obter uma consulta”. O saudoso Dr. Enio de Moura e Costa afirmou que o Dr. Waldomiro Pereira era muito ativo e viajava até pelo exterior participando de congressos internacionais de medicina. Dr. Waldomiro vinha muitas vezes a Cerro Azul a passeio para pescar com os amigos e para beber doses nada homeopáticas de cachaça que às vezes o deixavam caído. Este era, talvez, o seu lado mais cerro-azulense, o lado pelo qual ficou conhecido e que ficou gravado na memória dos que conviveram com o Dr. Waldomiro. Dr. Enio dizia que Dr. Waldomiro nunca trazia para Cerro Azul os seus aparelhos médicos porque não vinha aqui para clinicar. Quando precisava dos aparelhos para atender algum cliente persistente pedia emprestado ao Dr. Enio. O nosso vulto histórico vinha a Cerro Azul para descansar, para fazer piquenique e para beber cachaça como o cerro-azulense gosta. Passar por cerro Azul naqueles tempos sem beber cachaça era algo impensável, era como ir à Igreja e não rezar.
Fonte: Inventário Cultural de Cerro Azul
Texto: Dr. Ruy Vilela Guiguer

Um comentário:

Unknown disse...

olá professora Vânia, meu marido é bisneto de Alfred Westley e Eudócia que moravam em Cerro Azul.Ele era ingles e ela parece que descendia de russos, não temos certeza. Sabemos que tiveram uma filha que se chamava Alzira. Eles se casaram e tiveram propriedades na região e tinha um irmão que se chamava Adolfh Westley.Quero saber se voce tem mais algum registro da passagem deles por cerro azul, se ele tambem pertenceu a igreja presbiteriana e se ainda tem decendentes do irmão Adolfh ai na cidade.