28 de jul. de 2010

A casa de Carolina e Otto Bichels

No avançar dos anos, a ação missionária presbiteriana estabelecida pelo elo da fé desde a época da Colônia Assunguy, passou a congregar na residência do Sr. OTTO BICHELS E CAROLINA BICHELS, casa de alvenaria ampla, com sótão, varanda com arcos e colunas, sede da chácara, fazendo frente para a estrada de quem vai para Curitiba, distando 3 Km do centro de Cerro Azul. Translado aqui, na íntegra, o texto passado em mão pelo reverendo OSWALDO SOEIRO EMRICH, pastor emérito da Igreja Central Presbiteriana de Curitiba:

“OTTO E CAROLINA casaram-se em junho de 1917. Tiveram 5 filhos e criaram uma menina que mais tarde se casou. Carolina era filha adotiva do reverendo GEORGE LUVERNO BICKERSTAPH e JOSEFINA BICKERSTAPH. O pastor, que várias vezes visitava Cerro Azul, pregava o EVANGELHO, fazia visitas, batizados, casamentos e recebeu algumas pessoas que fizeram pública profissão de fé. As reuniões sempre eram realizadas na casa do sr. Otto e Carolina Bichels.

No distrito do rio Turvo, pertencente ao município de Cerro Azul, havia uma família muito crente, conhecida como família Boddy. Aí, várias vezes, o Reverendo Bickerstaph compareceu, realizando reuniões bastante freqüentadas. Uma coisa a de ser dita: ele nunca pensava no seu conforto material. Aquelas pessoas que ele visitava eram humildes, com poucos recursos financeiros. O que buscava o missionário era a difusão dos ensinamentos bíblicos, colocando na mente daquelas pessoas a consciência da existência de Deus, a quem as orações sinceras deveriam ser dirigidas. Isto alcançou sucesso e difusão, até hoje relembrado pelos mais idosos, que ainda vivem.


Na casa do Sr. Otto e de Dona Carolina eram freqüentes as reuniões – escola dominical e estudo do catecismo. Muitas das vezes, ou melhor, quase sempre, essas reuniões eram presididas por Dona. Carolina Bichels. Também nessa mesma casa foram realizados diversos batizados e casamentos. Pode-se dizer que era a IGREJA PRESBITERIANA DE CERRO AZUL. Ainda no dia do Natal eram feitas belas comemorações. Certa feita apareceu em Cerro Azul um pastor, cujo nome não lembramos, mas que ao saber das dificuldades de locomoção e alojamento, isto na época um tanto difícil, resolveu voltar, pois não se ambientava com desconforto, e assim deixou de efetivar seu trabalho. Tudo era difícil na época. Quando acontecia de algum pastor visitar Cerro Azul, mesmo sendo de outra denominação, sempre chegava a essa casa onde era hospedado, proporcionando satisfação ao casal. Lembramos ainda da visita do Pastor CARLOS STROBERG, que na época era noivo de Griselde Bichels, filha de Alfredo e Elisa Bichels e mais outros filhos do casal: Gilberto, Gertudres e Alfredo Filho. Foi proveitosa esta estada, pois efetuou diversas pregações, muito concorridas apesar da chuva um tanto insistente.


Decorridos muitos anos, o casal Bichels recebeu a visita do Reverendo LUIZ LENZ DE ARAUJO CESAR, sua esposa Dona MARIA e duas filhas, as mais novas. Sempre que podiam estavam lá pregando o evangelho, fazendo batizados, recebendo jovens em pública profissão de fé. Era muito significativo para todos nós, o dia da SANTA CEIA. Algumas vezes também chegava até lá o Reverendo VERGÍLIO SALMON JUNIOR, casado com Reny Connor, sobrinha de Dona Carolina Bichels. Por ocasião das Bodas de Ouro do casal Bichels, Vergílio Salmon foi quem realizou a cerimônia religiosa. Por ocasião desse evento, reuniram-se todos os parentes: famílias von der Osten, Barddal, Natel, Bassetti e Bichels, além de muitos amigos. Em 1970, faleceu o cônjuge varão Otto Bichels com 91 anos. Em 11 de novembro de 1978, faleceu Dona Carolina Bickerstaph, com 93 anos. Até os últimos dias do casal sempre continuou viva a sua fé e o maravilhoso hábito do cristão – ler a bíblia e fazer constantes orações e o culto da família aos domingos.


Os descendentes do casal continuam com os mesmos sentimentos, louvando a Deus pelas graças recebidas e transmitindo sempre que possível, os maravilhosos ensinamentos recebidos”.


                                                                         Curitiba, 27 de junho de 1988
                      
NOTAS CONTITUTIVAS:
• O Reverendo Georg Luverno Bickerstaph, vencido o seu tempo de missões no Brasil, retornou com sua esposa para os EUA, onde ambos faleceram. É avó do herdeiro Luverno Bichels.
• Luverno Bichels (por todos nós conhecido) residia na casa de seus pais Otto e Carolina, tendo nascido em 01/01/1920. Estudou no Colégio Cristão Metodista de Castro. Seu avô materno Bickerstaph quis levá-lo a estudos para os Estados Unidos e seus pais não o deixaram ir. Também estudou em Curitiba na escola americana de orientação evangélica, que mais tarde o acervo patrimonial passou a ser adquirido pelo Reverendo Presbiteriano LUIZ LENS DE ARAUJO CESAR, que vem a ser pai do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Henrique Lens César.

Fonte: Estudo "ACORDEM CERROAZULENSES" - Dr. Ruy Vilella Guiguer

Um comentário:

Anônimo disse...

Prof. Vania, fiquei muito feliz de ler este blog, pois me lembro de meu pai Alfredo Bichels que você cita como Alfredo Filho, e das inúmeras vezes que ele falou de Cerro Azul. Infelizmente ele faleceu em 97 e deixou como descendentes eu Luis Alfredo Bichels e minha irmã Maria Elisa Bichels, e agora tem 5 netos Rafael, Mateus, João Artur (filhos de minha irmã) e Lucas e Pedro (meus filhos). Obrigado por este momento de saudades.