26 de mai. de 2011

A nossa Praça!

Foto: Vista da praça em 1939, destacando-se a fonte onde a comunidade vinha buscar água. Em detalhe menor, a direita, parte da fonte ainda existente, próximo ao Ponto de Táxi.

Única praça existente em Cerro Azul, seu nome homenageia o Monsenhor Celso César Itiberê da Cunha, segundo vigário a atuar na Paróquia. Nos idos do passado a praça não existia. Era um descampado onde porcos e outros animais pastavam. Serviu também de campo de futebol para uma boa “pelada”. Inicialmente a praça era dividida em duas partes por uma rua. Sua definição ocorreu durante a gestão do Prefeito Ivaí Martins, em 1939. Deve – se também ao Prefeito Athanagildo de Souza Laio a sua reconstrução. No Governo de Nei Braga e gestão do Prefeito Altenir Alves David (o "Neno") foi novamente remodelada, com a união das duas partes, tendo por construtor Altair Schnell, com calçamento de “bloquetes” internos, ocorrendo a sua reinauguração em 27 de outubro de 1981. Esta reconstrução completou – se na gestão do Prefeito Júlio Przysiada Neto, complementando – se o calçamento externo. A Professora Marely de Fátima Alves Cordeiro de Moura e Costa lembra – se de ter existido um chafariz na praça e próximo uma torneira grande de metal dourado para uso, a embelezar  a praça. O marco inicial (marco zero) da cidade localiza – se na praça e ainda na época da Colônia Assunguy esta localização era o ponto de partida das linhas mestras básicas que deram origem às chamadas letras de terras.
   Fonte: Dr. Ruy Vilella Guiger - Estudo "Acordem Cerroazulenses" e Arquivos da Casa da Cultura de Cerro Azul.

Um comentário:

Advogado Elias Goncalves Luz disse...

Moro em Curitiba, mas gosto muito de Cerro Azul, é realmente uma cidade aconchegante e de gente hospitaleira, com belas paisagens e muitos atrativos para quem gosta de curtir a natureza, com belas montanhas cobertas de vegetação, lindos rios e riachos, boa comida e muitas frutas produzidas na região, especialmente uvas e laranjas além de ser um grande produtor de mel de abelha de excelente qualidade vale apena conhecer, lembrando que o acesso de Curitiba para Cerro Azul se faz por Estrada asfaltada entre paisagens e montanhas, também há muitas curvas, mas a estrada é bem sinalizada, tornando a viagem muto agradável e por isso quem vai uma vez sempre fica com vontade de voltar outras vezes.